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COMO O CONCEITO ESG PODE AJUDAR SUA EMPRESA ?

Existe muito convergência entre construir um mundo mais sustentável e ter bons resultados financeiros.

Neste sentido, cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança são fatores determinantes.

Foi desta constatação que surgiu a sigla ESG, que vem do inglês “Environmental, Social and Governance”. Em português, os termos significam “Ambiental, Social e Governança”. Assim, empresas ESG são aquelas com modelos de negócios pautados na sustentabilidade e na responsabilidade social.

Estas empresas possuem o propósito de transformar o mundo em um lugar melhor, o que vem tornando o conceito ESG cada vez mais forte na sociedade.

Ao menos avisado, pode parecer que empresas pautadas pelo social, ambiental e governança possuem mais custos e assim geram menos resultado. Mas se você olha para o índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), indicador que reúne empresas com boas práticas sustentáveis, a alta foi de 257% desde sua criação, no fim de 2005, até o primeiro semestre de 2020, enquanto o Ibovespa, índice que reúne as ações mais representativas da bolsa brasileira, subiu 198% no mesmo período.

Outra percepção é que as empresas ESG possuem menor risco de se envolver em fraudes, processos trabalhistas e e outras ações jurídicas.

É possível observar uma mudança na visão e nas preocupações da sociedade, especialmente nos últimos anos. Diante da busca por um cenário mais equilibrado, a sustentabilidade vem ganhando projeção.

A consultoria BCG realizou um estudo que, ente outras constatações, demostrou que empresas que adotam melhores práticas ambientais, sociais e de governança alcançam múltiplos impactos positivos, como maior lucratividade e até uma melhora em seu valor de mercado ao longo do tempo. 

A IMPORTÂNCIA DO ESG

Nos últimos anos, e em especial mais recentemente, a preocupação com a sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço. Assim, práticas sociais, ambientais e de governança das empresas estão sendo muito valorizadas.

Face a isso, as empresas têm enfrentado múltiplas exigências de seus stakeholders, em especial, ligadas à transparência sobre suas relações com o meio ambiente, com os colaboradores, com a sociedade e com a ética nos negócios, além de boa governança corporativa e boas perspectivas de crescimento.

Da mesma forma, consumidores cada vez mais vem priorizando empresas que tem sua imagem alinhada à responsabilidade social e ambiental.

OS CRITÉRIOS DO ESG

Para a adequada analise do ESG, conheça em detalhes os critérios utilizados.

E – Environmental (Ambiental)

O fator ambiental diz respeito a práticas relacionadas à natureza e a preservação do meio ambiente. Aqui pode ser avaliado como a empresa descarta seu lixo, o uso da energia, quais emissões estão envolvidas nos seus processos produtivos etc.

Também podem ser considerados, pegada de carbono, possíveis emissões tóxicas, fontes da matéria-prima, uso de energia renovável, prática de gestão de resíduos, e outros.

S – Social

O social diz respeito às pessoas e à sociedade. Leva em consideração os direitos dos colaboradores, à diversidade no quadro de funcionários, a inclusão social, os cuidados com a segurança no trabalho, o relacionamento com a comunidade, segurança e qualidade do produto, entre outros.

G – Governance (Governança)

O terceiro fator, a governança, aborda o sistema de políticas e práticas pelas quais as empresas são controladas e direcionadas, como estrutura matricial de poder dos dirigentes, o conhecimento técnico do conselho, as práticas contábeis, a solidez financeira, ética nos negócios e ações de prevenção a corrupção.

Os fatores geram dados e informações de como as empresas administram seus negócios, e oferecem mais confiança para consumidores e investidores.

Utilizar os critérios ESG pode se constituir em um mitigador de riscos. Afinal, escolher uma companhia com preocupação ambiental alta pode significar que ela está preparada para a tendência mundial de sustentabilidade. Logo, mais bem posicionada em relação aos seus concorrentes.

Além disso, uma empresa com os critérios de governança e fator social altos também costuma se beneficiar. Algumas consequências possíveis são: funcionários engajados e capacitados, cultura diversa e inovadora, resultados positivos para o negócio etc.